No dia 15 de abril, aconteceu o 10º Mix Aberje de Comunicação Interna e Integrada. Nos próximos posts passaremos a vocês uma visão sobre o que ocorreu de bom falando sobre credibilidade e confiança.
Hoje, vou falar sobre a primeira atividade. Com o tema “Confiança, Motivação e Inovação”, o Professor de Gestão Estratégica de Pessoas e Comportamento Organizacional da Fundação Dom Cabral, Marco Túlio Zanini, tratou de “discutir as plataformas de colaboração e os parâmetros de interação entre as pessoas, para além das hierarquias, pode dar o traçado da excelência, uma vez que autonomia gera mais inovação e qualidade do que a pressão por resultados”.
Entre outras coisas, Zanini falou que o papel da liderança deve ser o de construir sentido e significado sobre o trabalho, desde o mais simples até o mais complexo, agindo para que o outro faça coisas que nem ele mesmo sabia que seria capaz de fazer. Depois ele enfatiza a evolução do ambiente de trabalho, em que saímos de um autoritarismo e entramos em uma era em que as pessoas buscam confiança.
Falando mais sobre confiança, Marco afirmou que a confiança é fruto das relações humanas, sendo um exercício de liberdade individual, sujeito a vulnerabilidades e voluntariedades. E, para que consigamos atingir um bom nível de confiança na empresa, é necessário que as pessoas se sintam parte do futuro da organização e que considerem os interesses dos outros. Nisso, é importante termos um bom trabalho de Comunicação Interna, para que possamos gerar confiança e, posteriormente, engajamento dos funcionários.
Prosseguindo, o professor diz que a confiança depende intrinsecamente da qualidade dos relacionamentos dentro da companhia e a qualidade dos relacionamentos influencia a disposição das pessoas em cooperar espontaneamente, impactando a motivação e a inovação.
No final, ele entra de vez no nosso ponto de atuação, afirmando que a comunicação é fundamental para o estabelecimento de confiança, mas não existe comunicação eficiente em uma empresa onde as pessoas se sentem desiguais e não há confiança. Cabe a nós, RPs que trabalhamos com Comunicação Interna, ações que façam com que essas desigualdades não existam (ou pelo menos não sejam percebidas), para que os funcionários não percam a confiança.
Encerrando, o diretor de Comunicação da Construtora Odebrecht e mediador da palestra, Márcio Polidoro, falou que “é na disciplina do relacionamento que se estabelece a confiança”.
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