quinta-feira, 6 de maio de 2010

Credibilidade, confiança e geração Y

Hoje em dia, na sociedade em que vivemos, a ética é imprescindível à sobrevivência de qualquer organização social. Eugênio Bucci, professor de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, curador da TV Cultura e integrante do conselho consultivo da Aberje, diz que as empresas não podem fazer acontecer impunemente. Porque, nos dias atuais a imagem que fica é cada vez mais a que é, não a que parece. Isso deixa claro como as organizações estão mais vulneráveis e visíveis dentro da sociedade em rede que vivemos. Wagner José Lotito, da Siemens, deixa claro que a empresa está preparada para enfrentar essa nova geração, pois o modelo de comunicação da gigante alemã está voltado para criar vários canais de comunicação para manter o fluxo constante de informações e com conteúdo claro. A Siemens almeja ser a melhor empresa do mundo em integridade e responsabilidade social, mostrando claramente que não existe somente uma preocupação com fluxo e caixa, mas também com o mundo a sua volta. Para Malu Weber, Gerente Geral de Marca e Comunicação Corporativa do Grupo Votorantim, todo o profissional de comunicação corporativa é parte integrante do negócio da companhia, e é treinado na leitura correta da organização pela Academia de Excelência do Grupo.
A CPFL Energia tem investido bastante em culturas organizacionais mais sólidas e unitárias, afirma Augusto Rodrigues. Anteriormente a empresa só pensava na escala, entretanto, com a mudança dos tempos a hora de agir com maior profundidade, de passar ao time os valores de atendimento aos clientes, que tem de ser respeitoso e transmitir confiança. Neste caso vemos que a empresa está preocupada com o seu cliente, que está treinando seus colaboradores e consequentemente passando confiança aos seus públicos de interesse.
Dentro da questão credibilidade e confiança, podemos citar um caso em especial, o da TAM e o acidente com o vôo 402, em 1996, que foi gerenciado por Luiz Eduardo Falco, ex-vice presidente da empresa aérea. Com grande maestria e respostas construtivas, tanto para os familiares das vítimas quanto para a mídia, a empresa saiu da crise e um ano depois apontaria no ranking das 5 melhores empresas do país.
Hoje, com a adição das mídias sociais no dia a dia das pessoas e das organizações, ter em mente que credibilidade e confiança não são conquistadas de uma hora para outra, mas com ações efetivas de comunicação e respeito a todos os públicos de interesse. Ser somente socialmente responsável, ou a melhor empresa em algum ponto, não é fator determinante para o sucesso com seus públicos. A melhor maneira é sempre planejar e se adiantar a todos os problemas que possam atingir a organização, lembrando que um passo em falso pode levar tudo a perder. Marcelo Abrileri, presidente da curriculum.com.br ratifica a afirmação acima quando diz que quando se perde a confiança em um relacionamento, ele fica difícil. Isso serve também para as organizações, podemos citar a Parmalat, que após o escândalo do leite adulterado e um gerenciamento de crise falho, nunca mais conseguiu se recuperar.

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