quinta-feira, 27 de maio de 2010

Credibilidade na comunicação interna com Mário Persona

Para tratar deste tema sobre, confiança e credibilidade com enfoque na Comunicação Interna das empresas, nada mais prudente que trazer um profissional a altura da complexidade do assunto, e, cujas qualidades e características pessoais sobreponham o conceito de confiança e credibilidade.

Deste modo, separamos duas conversas com o palestrante, professor e consultor de estratégias de comunicação e marketing Mário Persona. O exímio profissional tornou-se conhecido neste meio, através de suas palestras, livros e workshops sobre comunicação e marketing no âmbito do trabalho. Sempre com um tom ‘informativo’, o consultor ensina e explica estratégias diversas para empresários de sucesso a comunicarem-se de maneira mais eficiente, e assim, serem um melhores profissionais. Para conhecer melhor a história e trabalho de Persona, acesse sua página oficial (clique aqui).



Abaixo você pode conferir um vídeo com pouco mais de 10 minutos de uma entrevista feita com Mário pela TV Barbante. Apesar do tom descontraído e irreverente, a conversa com o consultor sobre Comunicação Interna é de grande valor e trata o tema de uma maneira despojada porém integral.



Além do vídeo, separamos também uma pequena parte da entrevista feita pela Revista Fitness Business com Persona, também sobre emblemático tema da Comunicação Interna das empresas. Não deixe de conferir o texto na integra, clique aqui.

Você acredita que as empresas fazem uso correto da comunicação interna para melhorar o relacionamento entre seus funcionários e até mesmo com o público externo?

Mario Persona - Infelizmente a maioria das empresas não se preocupa muito com a comunicação, seja ela interna ou externa, e acredito que o problema seja cultural. Para muitos, comunicar-se é simplesmente transmitir idéias, e desde que a pessoa seja capaz de falar, ela é considerada preparada para se comunicar. Mas não é só isso. Um colaborador pode até saber falar, mas se não for alimentado com a mensagem correta e com a cultura da empresa, abrir a boca pode até ser pior.

A primeira coisa que uma pessoa deve aprender ao entrar em uma empresa é saber qual a história que deve contar para colegas e clientes. Entenda como história a mensagem, cultura, valores, benefícios e coisas do tipo. Sim, pois comunicação nada mais é do que contar histórias, e os melhores comunicadores são aqueles que contam as melhores histórias sobre si mesmos e sobre os produtos ou a empresa que representam.

Quando digo que a empresa tem uma história para contar, isso não quer dizer o ano de sua fundação ou coisas do tipo, mas simplesmente o que ela quer que sua equipe e seu público conheçam a seu respeito, algo que crie um elo de comunicação e relacionamento entre os colaboradores, e entre eles e os clientes.

Mas para isso é preciso que a empresa tenha feito a lição de casa, tenha feito um planejamento de sua comunicação integrada, para poder assim disseminar o mesmo discurso entre todos os seus colaboradores. Até bandidos fazem isso quando são presos: passam a limpo entre eles o que vão dizer no interrogatório para não caírem em contradição. Esse passar a limpo o discurso nem sempre é feito nas empresas.

Um cliente tem algum tipo de opinião sobre uma empresa ou produto, e quando um colaborador consegue convencer o cliente dos benefícios de seu produto ou serviço é porque conseguiu contar ao cliente uma história melhor do que aquela que o cliente contava a si mesmo - sua opinião - ou a que lhe era contada por um concorrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário