segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estudo de Confiança da Edelman 2010

A Edelman acaba de lançar o Estudo de Confiança 2010 (Trust Barometer 2010). A pesquisa deste ano mostra que as empresas (62%) e as ONGs (57%) continuam com a credibilidade alta entre os brasileiros, seguidas por mídia (54%) e governo (39%). Existe também uma continuidade, em relação aos estudos anteriores, no que diz respeito às verticais: tecnologia (83%) ainda é a mais confiável no Brasil, seguida por biotecnologia (74%) e entretenimento (71%).

Resultados importantes, levantados no estudo deste ano, demonstram a força das parcerias e indicam um momento de oportunidades para todas as instituições. Observem os resultados abaixo:

  • Companhias que estabelecem parcerias com ONGs para resolver questões globais, como mudanças climáticas, fome e doenças, têm maior credibilidade para os brasileiros (71%), em detrimento daquelas que não estabelecem. No total global (68%) esse número também é alto.

  • Os entrevistados no País (55%) e na América Latina (58%) também não acreditam que as corporações estão ouvindo e engajando seus funcionários e clientes para encontrar novos caminhos para beneficiar a sociedade e fazer negócios ao mesmo tempo.

  • Os brasileiros (52%) não acreditam que empresas, governos e ONGs estão trabalhando juntos para solucionar questões sociais importantes. Na América Latina (58%) esse valor é maior, enquanto o total global (52%) acredita que sim.

  • Quando um CEO toma decisões de negócios para sua empresa ele deve considerar todos os stakeholders igualmente. Essa é a opinião dos brasileiros (54%), assim como a de outros grupos de entrevistados, como latino-americanos (63%), norte-americanos (51%) e europeus (50%).

É evidente para os formadores de opinião brasileiros que nenhuma instituição será capaz de resolver, sozinha, as questões importantes para a comunidade local e mundial; e há uma expectativa de que elas participem da solução, já quem precisam exercem também seu papel social e não apenas de negócios. Fazer parcerias, ampliar o diálogo com os diversos públicos, por meio de ferramentas tradicionais e alternativas, e integrar os esforços em torno de interesses comuns são atitudes fundamentais para construir e manter a credibilidade e, consequentemente, para ampliar os resultados da empresa.

O público interno tem grande força nessa jornada que as corporações seguem, de buscar confiança e credibilidade com seus públicos, sejam quais forem, tanto para encontrar caminhos para beneficiar a sociedade e fazer negócios, quanto para desenvolver e manter esse status e reputação das organizações. Sendo assim, a comunicação interna deve ser mais explorada e diversificada para engajar esse público que tem tanto poder dentro dessas instituições com maior índice de confiança entre a população brasileira, de acordo com uma das maiores agências de Relações Públicas do país, a Edelman.

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