sexta-feira, 14 de maio de 2010

Análise do artigo da Profa. Marlene Marchiori

O site Portal RP (www.portalrp.com.br) publicou em sua biblioteca um artigo da professora Marlene Marchiori[bb] da Universidade Estadual de Londrina intitulado "A COMUNICAÇÃO INTERNA CRIANDO VALOR PARA AS ORGANIZAÇÕES" que destaca a importância de promover a satisfação dos funcionários nas empresas, uma vez que eles são o contato direto da empresa com seus variados públicos.
Para se atingir este objetivo, Marchiori revela o segredo: processos de comunicação efetivos – comunicação aberta, intensa e transparente.
Prêmios como o da Revista Exame "As Melhores Empresas para se Trabalhar" voltaram a atenção das empresas para seu público interno. Logo, o desenvolvimento de uma área de comunicação interna fez-se necessário para descobrir as necessidades e desejos desse público e assim desenvolver planos de ação efetivos para disseminar a cultura da organização e promover a mudança de comportamento.
A professora ainda destaca o papel fundamental do envolvimento da alta administração neste processo integrador. A partir deles a mudança de atitude da empresa se inicia e tem grande poder de influência.
O resultado de um bom planejamento de comunicação gera comprometimento e engajamento por parte dos funcionários e a credibilidade em seus líderes.
Para ela: "O processo de conquista de confiança está diretamente ligado à qualidade do processo de informação e comunicação. Não estamos nos referindo aqui ao volume de informações, mas na análise do que efetivamente interessa ser comunicado. A credibilidade de uma mensagem depende de quanto ela está em consonância com a tendência cultural daquele que a recebe. É preciso identificar quais são os padrões de relacionamento capazes de produzir a interpretação das mensagens para que haja resposta."
Assim podemos perceber que é de extrema importância a identificação e segmentação dos públicos e veículos informativos para que estes atuem de forma efetiva.
Para ler o artigo na íntegra acesse: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/funcoesetecnicas/0130.htm

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