terça-feira, 22 de junho de 2010

Bate Papo com Claudia Reiko Toyoshi


Pessoal em clima de Copa do Mundo, as empresas não param, e nós do Blog Confiança & Credibilidade conseguimos bater um papo com Cláudia Reiko Toyoshi, supervisora de Comunicação do Maior Clube da América Latina, o Esporte Clube Pinheiros, vamos ver os pontos abordados e a opinião dessa experiente profissional.



Blog Confiança & Credibilidade: Boa tarde Claudia, como é supervisionar o Departamento de Comunicação do maior clube da América Latina?


Cláudia Reiko Toyoshi: É uma realização, não só profissional como pessoal. Sempre trabalhei na área de Marketing de empresas voltadas para o produto e o foco era motivar consumidores a compra, o desejo de consumo. No Esporte Clube Pinheiros, a Comunicação motiva o associado a praticar cada vez mais esporte ("mais" porque o esporte está na veia dele). Promove a vida saudável. O que mais posso querer?


Blog Confiança & Credibilidade: Quanto a confiança nos funcionários da área, ajuda a gerir esse setor?


Cláudia Reiko Toyoshi: A área de Comunicação do Pinheiros é dividida em 5 setores: Comunicação (Divulgação), Assessoria de Impressa, Pesquisa, Central de Atendimento e SAP - Serviço de Atendimento ao Pinheirense (ouvidoria). São áreas muito dinâmicas e precisam de decisões rápidas. Minha gestão é baseada em confiança. Não centralizo nada. Cada um tem autonomia para tomar as decisões que forem cabíveis. Procuro dar o suporte que eles precisam e eles me acionam quando entendem que a minha intervenção é necessária. Mas é preciso tempo para que pudesse chegar a este ponto, de eu confiar neles como deles confiarem em mim.


Blog Confiança & Credibilidade: Como você avalia a comunicação interna no clube?


Cláudia Reiko Toyoshi: A comunicação interna é gerenciada pelo RH, que utiliza os meios disponíveis para falar com os funcionários: quadro de aviso, intranet, email, cartazes nos pontos de maior circulação, etc. No caso do Clube, o RH é um cliente interno de Comunicação como os demais departamentos.


Blog Confiança & Credibilidade: Comente um pouco da necessidade da confiança e credibilidade na comunicação interna na sua opinião.


Cláudia Reiko Toyoshi: É inquestionável a importância da credibilidade e da confiança na comunicação interna. A manutenção do clima organizacional saudável depende disso. Exemplo: uma empresa pregar determinados valores e praticar outros que se contradizem. Isto abala a confiança que os funcionários depositam na empresa. Por isto, é fundamental cumprir a palavra do que é divulgado. O RH ou o departamento responsável pela comunicação interna acaba representando a diretoria da empresa e qualquer comunicação mal elaborada, qualquer palavra mal empregada pode desestruturar esta relação funcionário/empresa.





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