quarta-feira, 16 de junho de 2010

Painel “Comunicação e RH - Mais que Informar, Mobilizar!”

No dia 10 de junho deste ano, último dia do 36º Congresso Estadual de Recursos Humanos (RH-Rio), organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), ocorreu o painel “Comunicação e RH[bb] - Mais que Informar, Mobilizar!” composto por Marcus de Barros Pinto, jornalista e diretor de comunicação integrada da Fischer/Sá Marketing Engineering; Nádia Rebouças, especialista em comunicação e diretora da Rebouças & Associados e Paulo Clemen, sócio-diretor de planejamento e atendimento da Casa do Cliente Comunicação 360º e diretor de relações institucionais do site Nós da Comunicação.

Neste painel não apenas discutiu-se a relação conflituosa entre essas duas áreas, que têm como função comum a gestão de pessoas, mas também se discutiu sobre o papel do líder dentro da organização.

Sempre houve certa rixa dentro das empresas entre as áreas de Comunicação[bb] e RH. Ambas mantinham relações conflituosas e competitivas. Porém, hoje em dia, não há espaço para um ambiente de trabalho tenso.

Os palestrantes[bb] defenderam a comunicação interna como ferramenta transformadora e que esta deve ser usada cada vez mais como ferramenta informativa interativa.

Para que haja efetividade na aplicação e no bom resultado é essencial que as áreas se ajudem mutuamente e mantenham uma postura profissional.

Marcus Barros Pinto utiliza-se da metáfora do jogo de frescobol[bb] para ilustrar essa integração: a regra do jogo é manter a bola no ar o maior tempo possível, para isso é essencial a cooperação dos envolvidos, diferentemente do jogo de tênis[bb] onde o objetivo é fazer o outro jogador errar.

Sobre a questão relacionada à liderança foi colocado que ainda há um distanciamento e falta de colaboração com os funcionários. A falta de feedback tem sido o principal dos problemas.

Apesar disto, o cenário tem mudado e a tendência é cada vez mais haver interação entre funcionários e líderes.

Paulo Clemen concluiu que para isso “Um relacionamento produtivo só é possível quando a liderança estabelece uma confiança com seus colaboradores”.

Fonte: Artigo de André Bürger - http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=342&tipo=R

Nenhum comentário:

Postar um comentário